Ciclo de diálogos Confluências Afroamazônicas: ecologias, cuidado e povos de Terreiro
Com alegria, convidamos todes a participar do Ciclo de Diálogos “Confluências Afroamazônicas: Povos De Terreiro, Ecologias e Práticas De Cuidado” que contará com seis aulas abertas ao longo dos meses de junho e julho com pesquisadoras/es convidadas/os e lideranças de terreiro.
Este ciclo faz parte das atividades do projeto de pesquisa FAPEAM “As matas, as ervas e o axé: práticas de cuidado e as religiões de matriz africana na Amazônia” e da disciplina ministrada no PPGAS/UFAM “Ecologias afrodiaspóricas”. O Ciclo de Diálogos será realizado em formato híbrido – online (através da sala virtual a ser enviada previamente) e presencial (no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas).
Terreiros constituem territórios negros que resistem há séculos à experiência aterrorizante do genocídio negro, do racismo religioso, do ecocídio dos territórios ancestrais e do epistemicídio. Ainda assim, nas “ruínas do colonialismo/capitalismo”, desenvolvem com as matas e os seres que nela habitam - encantados, deidades, espíritos ancestrais, animais, vegetais, minerais - vínculos de cuidado e regeneração da vida. Exatamente por isso, e por serem testemunhas do fracasso do colonialismo, suas formulações cosmopolíticas são desestabilizadoras do mono-mundo moderno e branco. Não é possível, às custas de sujeitos, territórios e saberes, dissociar as experiências tenebrosas do racismo/colonialismo das destruições ambientais que ceifam vidas humanas e não-humanas. A não dissociação se apresenta como uma urgência e nos convoca a pensar.
INSCRIÇÕES PELO LINK: https://forms.gle/KFHTYKqpkgpzqEYk7
Redes Sociais